terça-feira, 11 de junho de 2013

SER é muito mais importante que ter!


Engraçado que eu lembro de todos os professores que tive na vida com carinho e respeito, lembro do jeito de cada um, das qualidades, das coisas que eu não gostava neles, do que aprendi com eles e sinto saudades de muitos deles. E quando penso em tudo que aprendi na vida, sei que grande parte devo a cada um daqueles que me ensinou, na escola, na faculdade, nos cursinhos e etc...
Mas até hoje me olhava como professora e achava que isso era muito pouco, que eu precisava ser mais. Na verdade ainda quero mais, mas ser professora é um privilégio, ensinar algo, ver pessoas se desenvolvendo, crescendo, alcançando seus objetivos. E vamos combinar que sem Inglês no mundo de hoje tem muita gente que passa aperto, né?
Me orgulho de ter me apaixonado pelo Inglês aos 8 anos de idade e de ter sido uma ótima aluna no curso, me orgulho de mim mesma quando vejo colegas e superiores elogiando meu Inglês, fico extremamente lisonjeada quando meu marido fala para as pessoas da minha facilidade e paixão por aprender línguas.
Me formei em Relações Internacionais, e amo também essa profissão, faço cerimonial de casamento e meu coração se enche de alegria quando vejo os recém casados felizes e apaixonados, até choro lembrando do meu casamento. 
Mas tudo isso, são uma parte de mim, e não quem eu sou, eu sou muito, muito mais que isso, e posso muitas e muitas coisas, cada dia posso desenvolver projetos diferentes e não preciso mesmo viver presa em um tipo de emprego só porque dá status. Quantas pessoas entendem de verdade o que alguém que se formou em Relações Internacionais faz? Agora professor, todo mundo sabe. 
E quantas pessoas tem cargos com nomes e salários imponentes e vivem à base de remédios, em psiquiatras, surtam, se estressam e reclamam da vida o tempo todo, ou simplesmente são pessoas de péssimo caráter que não fazem nada de bom?

Hoje um aluno veio me perguntar se eu quero ter filhos, e eu disse que sim. E ele me perguntou se eu gostaria que quando meus filhos estivessem na escola e alguém os perguntasse qual a profissão da mãe deles eu gostaria que eles falassem que ela é Professora de Inglês, e eu respondi que sim. Porque não? Se fosse a minha profissão naquele momento.
E o bonito olhou com cara de desprezo e me disse que não gostaria, e por isso quer ser médico, assim como a mãe dele. 
E eu disse, bom, que legal, mas para ser médico você depende de professores, e sua mãe pode ser o máximo, mas para aprender Inglês você precisou vir aqui, ter aula comigo, e todos os outros professores que você já teve. E ele saiu, ainda com cara de desprezo.

Nessa hora eu me senti tão mal, tão pequena, e depois fiquei pensando, se um dia eu tenho um filho, e preciso levá-lo ao médico e me deparo com esse mesmo aluno, eu saio e procuro outro, não porque ele não vai ser um bom médico, tenho certeza que sim, mas somente para proteger, pelo menos por uma vez, que meu filho tenha contato com pessoas de pensamentos e valores tão distorcidos assim.
Meu marido é professor de Educação Física, e quando o conheci e vi como ele se dedica a sua profissão e aos seus alunos, o quanto ele ama cada um deles de um jeito todo especial e o quanto ele colabora para o desenvolvimento de cada um deles, eu percebi o quanto ele tem sucesso no que faz, o quanto ser professor é especial e eu tenho um orgulho que nem ele mesmo sabe do professor maravilhoso que ele é, e do pai maravilhoso que ele será.

Agora me digam, onde alguém no mundo inteiro é melhor que qualquer professor do que quer que seja?Onde alguém é melhor que outros por qualquer motivo que seja? Porque apesar de termos essa profissão, somos muito mais que somente uma profissão, e SER alguém com valores corretos e admiráveis é muito melhor que TER um título e uma conta bancária gorda. Ou será que eu sou melhor que esse aluno só porque sou muito mais bonita e muito mais legal que ele? Me poupe né!?

Que eu possa ensinar aos meus filhos que eles devem respeitar as pessoas independente de quem elas sejam, onde moram ou qual profissão exercem, que eu SEJA uma pessoa boa e tenha aquilo que Deus me permitir. E que meus filhos saibam que o que eu quero é que eles SEJAM pessoas corretas, humildes, honradas, que eles SEJAM o que Deus os criar para SER, independente da profissão que escolherem e da quantidade de dinheiro que tenham.
E que eu não precise mais me deparar com alunos como esses, mas só com os lindos, como a colega de sala desse mesmo aluno que fez um projeto final estrondosamente PERFEITO, orientado por mim, e me agradeceu lindamente por tê-la ajudado. Ah, e diga-se de passagem que essa é a filha de uma ex professora minha, de Educação Física. Linda não!?
Linda, educada, inteligente, simpática, e que vai ter MUITO SUCESSO na vida! Assim como os meus filhos, filhos de Professora de Inglês e de Professor de Educação Física!

Amém!

2 comentários:

Patrícia disse...

Oi Paty já faz tempo que você não posta nada. Como você está?

Paty Lenny disse...

Eita! To bem Patrícia. Voltando a postar... Beijos