segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dieta Coletiva - Post IV

Boa tarde gente,

Meu post tá meio atrasado, mas ainda é segunda-feira né, ainda dá tempo.

Bom, mais uma semana de Dieta Coletiva se passou, e eu clarooo, tomei jeito na cara e fiz todo o combinado.

Essa semana não comi fritura, não usei açúcar, malhei muito e direitinho e tudo mais.

No fim de semana eu comi normal, e até me dei ao luxo de comer um sanduíche de hamburguer no sábado.
Mas não fiquei com peso na consciência e nem fiquei com medo da minha calça preta. Vesti a calça novamente essa semana, e ela estava servindo muito bem.

Gente, eu não sei se já contei aqui para vocês, mas meu marido é Personal Trainer, então ele quem me passa os meus treinos, e essa semana vamos trocar as séries. Eu acho que ainda não me acostumei com as séries que estou fazendo, mas ele diz que meu corpo já está adaptado e temos que trocar se não não vamos ver resultados. E o prazo dele é 30de junho. Eu tenho que estar com um corpão nessa data.

Mas tem uma coisa que está me incomodando. Eu tenho visto que estou emagrecendo. Da última vez que pesei tinha pedido 0,5kg, mas isso tem 2 semanas. Mas tem uma gordurinha, aqui no fim das costas, que eu costumo chamar de borda de catupiry, que não sai nunca, olha aí no desenho ela circuladinha de vermelho.
Gente, na Dieta Coletiva é permitido fazer uma lipo, se depois de 1 ano fazendo dieta e malhando minha gordurinha não sair? Ela me incomoda muitoooo. Tudo bem que perdi pouco e acabei de começar, mas ela me atormenta a muitos anos, mesmo quando eu pesava uns 5kg a menos do que peso hoje.



Meu marido disse que se até dia 31/12 ela não sumir eu posso fazer uma pequena lipo, só nessa área no ano que vem. Mas como eu morro de medo de hospital e agulha, vou logo ralar pra perder tudinho. E já descobri que não basta só fazer musculação, tenho que correr ou fazer ciclismo tbm, no meu caso spinning na aula do maridão né!?

**Meninas, se vocês de Brasília estiverem precisando de um Personal é só avisar viu, que eu passo o contato do marido. Ele é ótimo!**


Abaixo coloco um pedacinho de uma matéria que li sobre a gordura localizada no Blog Boa Saúde do UOL. Não encontrei o nome do autor.

As regiões em que a gordura localizada mais se concentra no corpo da mulher são os quadris, glúteos e barriga estando relacionada com a herança genética e fatores hormonais.

Nem toda pessoa que possui gordura localizada é obesa. Uma coisa é você estar acima do peso necessitar de um emagrecimento geral. Após perder gordura em todo o corpo, ficam algumas partes onde se tem mais dificuldade em diminuir. Estas gorduras normalmente se alojam na região do abdome, culote, costas e braços. Uma pessoa pode ter um corpo bom e acumular gordura em alguns destes locais predisponentes.


O exercício físico e a gordura localizada

O papel da ginástica localizada na perda da gordura localizada ainda é uma questão considerada por muitos como obscura. Enquanto alguns estudos demonstram que é possível reduzir a quantidade de gordura acumulada em uma determinada área do corpo através de exercícios que trabalhem os grupos musculares desta região, outros chegam a conclusão de que isto, apesar de parecer lógico, não acontece na prática.

Atualmente, a teoria mais aceita pela comunidade científica, apoiada nos achados de pesquisas mais recentes, sugerem que a perda de gordura ocorre de uma maneira geral, isto é, de todas as regiões do corpo, não havendo inclusive qualquer relação com os grupos musculares utilizados durante o exercício, mas com maior tendência a gastar mais gordura na região central, tronco e abdômen do que nos glúteos e nas coxas. Em um estudo feito com jogadores de tênis de alto nível, foi verificado que apesar destes atletas exercitarem o braço dominante ao extremo, tanto o braço não dominante (pouco exercitado) como o dominante (exercitado) possuía uma camada de gordura de espessura similar, não havendo diferença entre os dois. Por outro lado a quantidade de massa muscular do braço dominante era consideravelmente maior do que aquela presente no braço não dominante.

Em outro estudo, foi constatado que os efeitos de um programa de treinamento intenso que utilizou exercícios abdominais também não foi capaz de demonstrar diferenças significativas na taxa de perda de gordura entre as regiões subescapular (próxima ao ombro), glútea ou abdominal. Esses dois estudos fornecem evidências de que a redução da quantidade de gordura de uma determinada área do corpo não é exclusivamente possível através de exercícios que recrutem grupos musculares desta região


Isto não significa dizer que os exercícios localizados são desnecessários ou ineficazes para emagrecer. Pelo contrário, são essenciais para aumentar o tônus muscular de regiões mais difíceis de serem trabalhadas. No entanto, se o seu objetivo é perder alguns centímetros na cintura, o mais indicado seria praticar atividades físicas que movimentem grande grupos musculares como a corrida, a caminhada, a natação e o ciclismo, pois elevam grandemente o gasto calórico, o qual tem grande importância no processo de emagrecimento.

Portanto, a combinação mais adequada de exercícios para quem deseja perder a gordura localizada é a ginástica localizada ou musculação alternada com atividades aeróbicas. Isso porque o fortalecimento dos músculos diminui a flacidez e a ginástica estimula o aumento do metabolismo, proporcionando maior queima de gordura.

Bjokas!

































3 comentários:

Priscila Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Magalhães disse...

Oi Paty, tava conversando com a Isadora da Equipe Garra, e ela falou sobre o salão do Centrejufe, fui pesquisar fotos do salao e achei o seu blog. Vi que vc é da sara e omo eu vou casar esse ano, gostaria que vc me desse os telefones do seu buffet, decoração e do proprio clube. Achei lindo as fotos do seu casamento. Abraços, Pitt

Paty Lenny disse...

Pitt, me passa seu e-mail que eu tentei comentar no seu blog e não consegui. Bjokas!