quarta-feira, 8 de junho de 2016

Organização, Minimalismo e Armário Cápsula X Paty Lenny

Quando eu me convenci de que era uma pessoa extremamente desorganizada e que precisava aprender a me organizar comecei a pesquisar sobre o assunto, encontrei vários blogs interessantes e logo elegi o blog Vida Organizada como meu favorito na época, e esse me levou ao sistema Flylady e ao TBWATSC, que continuam na minha lista de favoritos.
Me lembro que quando li sobre minimalismo no TBWATSC eu fiquei impressionada como alguém conseguia viver realmente com um mínimo de coisas necessárias, mas fui descobrindo que muita gente vive assim, e esses têm mais tempo para as coisas realmente importantes. Meu sonho!
Guardei essas informações em um cantinho especial no coração, e sabia que um dia eu ia começar a colocar em prática.
3 anos, 3 mudanças e um filho depois eu finalmente me convenço que menos é mais e volto a buscar informações sobre o assunto e descubro que existe um tal de armário cápsula, onde a pessoa mantém um número limitado de peças no seu guarda-roupas e faz combinações entre elas que lhe garantem maior praticidade e economia. 
E já que tudo que eu preciso é tempo, tranquilidade, organização, praticidade e economia, vou me jogar nessa aventura e tentar aderir de vez ao minimalismo.
Aproveitando que vou precisar me mudar para um quarto na casa dos meus sogros até o fim de 2016, vou me desfazer de quase tudo que tenho e pretendo manter somente o que caiba em duas malas grandes e uma pequena, e quero fazer o mesmo para meu marido e meu filho, hoje com 5 meses. 
Já comecei a vender, jogar fora e doar tudo que tenho em casa, mas nunca imaginei que uma casa de apenas 1 quarto pudesse guardar tanta coisa. Tem dias que acho que não vou conseguir, mas tenho um mês para terminar, e tenho fé que vai dar certo. Nessas horas eu adoraria ter uma equipe como aquelas dos programas de organização que passam na Discovery Home and Health.
A verdade é que eu tenho facilidade em separar coisas que não quero mais, mas tenho dificuldade em dar o destino delas. Fico com sacolas de doação espalhadas pela casa, tenho duas malas e uma caixa de desapegos e até pra colocar o lixo pro lado de fora, é um martírio.
As vezes eu acho estranho pessoas que têm dificuldade em desapegar de coisas que tem, podendo ser até consideradas acumuladoras, mas acho que eu também posso ser considerada uma acumuladora, já que demoro uma vida para dar fim nas coisas que tiro.
Acredito que no mundo de hoje, com tanta informação e tanto acesso a tanta coisa, é muito mais fácil as pessoas se tornarem acumuladoras, e mesmo as que não são, guardam tralhas em casa, coisas que na verdade elas não precisam e não vão usar nunca. 
Mas, voltando ao assunto principal, vou tentar fotografar e filmar minha experiência e vir aqui compartilhar com vocês. Vamos ver quem vai ganhar essa batalha. 
Caso tenham alguma dica, peço que compartilhem comigo, e me ajudem nessa jornada, ainda sei muito pouco sobre esses assunto e estou tentando aplicar conforme vou aprendendo. Gostaria de ter começado antes, mas "antes tarde que mais tarde".
Vamos ver quem vence essa batalha.

Beijos e até mais!


Nenhum comentário: