sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Buenos Aires Parte IV - Obelisco

E assim estava no meu roteiro: 

- Obelisco: As obras começaram em 20 de março de 1936, e o monumento foi inaugurado em 23 de maio 1936. Ele foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch (um dos principais arquitetos do modernismo argentino e autor também do Teatro Gran Rex), a pedido do prefeito Mariano de Vedia e Mitre.
A construção do obelisco esteve a cargo da empresa Alemã GEOPE-Siemens Bauunion - Bilfinger & Grün, que concluiu o seu trabalho em tempo recorde de 31 dias, empregando 157 trabalhadores.
Ele tem a altura máxima permitida no âmbito da linha de construção da avenida Roque Sáenz Peña (Diagonal Norte):67,5 m de altura, distribuídos da seguinte forma: 63 m para o início do ápice, que é 3,5 m por 3,5 m. A ponta mede 40 centímetros. Culminando com um pára-raios, cujos fios correm através do interior do obelisco. A base mede 49 m².
Ele tem uma única entrada (no lado Oeste) e em seu auge há quatro janelas, que só podem ser atingidas através de uma escada reta de 206 degraus.
 Em junho de 1939, o Conselho deliberativo sancionou a demolição do obelisco pelo Despacho n. º 10251, invocando razões econômicas, estéticas e de segurança pública. Mas foi vetado pelo Poder executivo municipal.
No local onde está localizado o obelisco, anteriormente, havia uma igreja dedicada a São Nicolau de Mira. Nessa igreja pela primeira vez oficialmente a bandeira Argentina foi hasteada, dentro de Buenos Aires, em 1812: em memória ao fato existe inscrições do lado norte do obelisco.
O obelisco é freqüentemente utilizada como um ponto de reunião para diversas manifestações, que incluem também as avenidas 9 de julho e avenida Corrientes em torno dele, semelhante ao que acontece na Praça de Maio.


E o que eu tive de impressão foi:
Na verdade é um monumento normal, no centro de uma cidade, mas o que eu gostei foi de vê-lo lá e saber que alguém já quis tirá-lo dali. Fiquei feliz por não terem tirado. Acho que esse tipo de monumento não tem que ser retirado do lugar.

Minhas fotos:


Na verdade tudo o que tem ao redor do Obelisco que é legal. Esse centro é tudo de bom! E não para nunca. Cansamos de sair do hotel depois das 22h para comer ou passear, e tinha um monte de gente na rua e um monte de lugares abertos. AMO!

Bjokas...

Um comentário:

Sabrina Mix disse...

Oi, Paty, morro de vontade de conhecer Buenos Aires! Quem sabe qualquer dia desses, né?! A Argentina é logo ali...

Linda, estou concorrendo a um ensaio fotográfico romântico no blog Casarei em Brasília. Será que teria como você me ajudar votando em mim aqui? Ah, tem que seguir o blog publicamente pro voto valer, ok?!

Se quiser divulgar para seus amigos também, ficarei muito agradecida.

Beijos e sucesso!!!